Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

imagem Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

A preocupação com o planeta está em alta. No Brasil, a preferência dos consumidores por marcas amigas do meio ambiente e produtos sustentáveis tem elevado o conceito de marketing verde à popularidade no mundo corporativo.

Empresas estão percebendo que adotar práticas sustentáveis e abraçar uma postura de combate às mudanças climáticas não é apenas uma questão de imagem, e sim uma estratégia competitiva que pode atrair e fidelizar consumidores.

Segundo o “Panorama ESG Brasil”, quase metade (47%) das empresas participantes se consideram referência em ESG (Environmental, Social and Governance) — sigla para se referir aos critérios usados por investidores para avaliar empresas de acordo com critérios ambientais, sociais e de governança.

Essas empresas preocupadas com a sustentabilidade também estão apostando pesado no marketing verde, porque querem consolidar o forte apelo ecológico junto ao público. Vamos dar uma olhada no que significa esse conceito de marketing verde e como usá-lo na prática!

O que é marketing verde e por que é importante?

O marketing verde é um conjunto de estratégias para associar a imagem de uma empresa a ações que proporcionam benefícios sustentáveis comprovados para os clientes, o meio ambiente, a economia e a sociedade de forma geral.

Um novo perfil de consumidor nos últimos anos, que valoriza produtos e serviços sustentáveis, exigiu que as empresas aderissem às práticas e ao discurso ecológico.

Segundo o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, estudo global da Kantar, mais da metade da população já deixa de consumir produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade ou que adota práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade.

Como toda abordagem, o marketing verde é orientado por pilares que guiam as ações da empresa. Esses pilares fundamentais são:

  • inovação — as empresas verdes são incentivadas a desenvolver novos produtos, processos e tecnologias que reduzam o impacto ambiental de suas operações;
  • foco no consumidor — todas as estratégias de marketing verde são desenvolvidas tendo em mente as necessidades e expectativas dos consumidores conscientes;
  • responsabilidade social — as empresas verdes também se envolvem em iniciativas comunitárias, adotam práticas de trabalho justas e inclusivas, e realizam investimento em projetos que beneficiem a sociedade como um todo;
  • produção de valor — as iniciativas sustentáveis são vistas como uma oportunidade de atribuir mais valor aos produtos e serviços da empresa, criar um diferencial competitivo e aumentar a fidelidade do cliente.

Resumindo, o lucro a todo custo deixa de ser o foco no marketing verde. Agora, a cultura da empresa se volta também à conscientização do consumidor e à busca por maneiras de crescer sem comprometer os recursos humanos e naturais.

Quais são as ações concretas do marketing verde?

Uma empresa que abraça o marketing verde utiliza os canais de relacionamento com o público, como as redes sociais, para destacar ações concretas que comprovam o seu compromisso com a sustentabilidade.

Exemplos de estratégias verdes incluem:

  • desenvolvimento de produtos eco-friendly — os produtos “amigos da ecologia” (eco-friendly) são aqueles usam materiais reciclados, biodegradáveis ou orgânicos em alguma etapa do processo de fabricação;
  • programas de sustentabilidade — um programa de sustentabilidade pode envolver políticas de reciclagem, iniciativas para a redução do consumo de água e energia, bem como uso de fontes limpas de energia verde, como a solar e a eólica;
  • certificações ambientais e selo verde — a aquisição de certificação ambientais e selos verdes mostra que a empresa tem padrões de sustentabilidade reconhecidos por autoridades, como ISO 14001, Certificação Procel e certificação IBD;
  • campanhas de conscientização ambiental — estratégias de marketing podem ser usadas para divulgar ações sustentáveis da empresa, além de educar os consumidores e incentivar práticas de consumo responsável;
  • compromisso com a responsabilidade social — políticas de diversidade e inclusão, apoio a projetos sociais e ações de voluntariado podem fortalecer a reputação da empresa como uma organização responsável e ética;
  • transparência sobre os números de práticas sustentáveis — divulgar relatórios e dados concretos sobre as iniciativas verdes, como a quantidade de resíduos reciclados, a redução de emissões de carbono e o uso de energia renovável ajuda a demonstrar o compromisso real com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Todas as ações de marketing verde dependem da boa divulgação que a empresa faz dos impactos, dos resultados e de como funcionam as iniciativas em si.

O que é greenwashing? 

Cuidado para não cair no greenwashing com as suas ações! Empresas que fazem afirmações falsas sobre seus esforços ambientais ou pouco representativas em relação ao seu impacto ambiental geral estão cometendo “greenwashing”. 

Esse termo, que pode ser traduzido como “maquiagem verde”, refere-se a práticas enganosas de uma empresa para criar a falsa impressão de que seus produtos, políticas ou objetivos são ambientalmente corretos, quando na verdade não são.

Em vez de adotar práticas realmente sustentáveis, essas empresas preferem gastar em campanhas de marketing que criam uma imagem falsa de responsabilidade ambiental.

Caso o consumidor se sinta pessoalmente prejudicado por qualquer das práticas de greenwashing, ele pode fazer uma denúncia no Procon ou no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), pois o artigo 37 do Código do Consumidor proíbe qualquer tipo de propaganda enganosa ou abusiva.

Sendo crime contra o consumidor, a propaganda enganosa sobre a sustentabilidade pode gerar multas para a empresa e a necessidade de ressarcimento dos danos.

Para evitar até mesmo os pequenos erros e garantir que as ações de sustentabilidade sejam autênticas, é indispensável embasar números e afirmações ambientais usadas em embalagens, materiais publicitários e relatórios com provas concretas.

Quais são as vantagens competitivas do marketing verde?

As empresas têm muito a ganhar ao dedicar esforços para a criação de uma reputação como ecologicamente responsável. Confira abaixo as principais vantagens do marketing verde na competição do mundo corporativo.

Atração e retenção de clientes

Os consumidores já preferem apoiar empresas que demonstram um compromisso com a preservação do meio ambiente. Segundo o estudo da Union e Webster, 87% dos brasileiros dão preferência a marcas que exercem práticas sustentáveis.

Esses consumidores conscientes também tendem a ser mais leais quando têm experiências positivas ao pagar mais por produtos que respeitam o meio ambiente.

Boa reputação no mercado

Empresas vistas como amigas do meio ambiente também ganham a confiança de investidores que usam critérios de ESG para tomar decisões financeiras, parceiros de negócios e outras partes interessadas. 

Uma boa reputação ambiental ainda pode ser um diferencial em licitações públicas e até na atração de talentos, uma vez que muitos profissionais preferem trabalhar para empresas que compartilham seus valores sustentáveis.

Redução de custos operacionais

As práticas sustentáveis frequentemente levam à redução de custos operacionais a longo prazo. Medidas como a eficiência energética e o uso de fontes energéticas sustentáveis não só beneficiam o meio ambiente, mas também diminuem despesas da empresa.

Por exemplo, as soluções da GreenYellow em eficiência energética já permitiram que milhares de empresas pudessem usar uma quantidade menor de energia de combustíveis fósseis e ainda reduzissem o valor pago na conta de luz.

Em um projeto para a Assaí Atacadista, mais de 7 mil lojas da rede varejista tiveram projetos de telhados solares da GreenYellow (GY). Além da redução de 230 toneladas de dióxido de carbono (CO2), essas lojas passaram a economizar energia ano após ano.

Para o projeto da Claro, a GreenYellow oferece usinas solares para a operação da empresa de telefonia móvel. Esse projeto já evitou a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2 anualmente e garante uma previsão de custos com energia para a operadora.

Todas as empresas que se beneficiam de ações concretas de sustentabilidade já deram o primeiro passo para o marketing verde. Mas se você tem uma empresa que ainda precisa começar grandes mudanças, conheça mais sobre os nossos serviços de energia inteligente.

A GreenYellow é uma empresa especializada em transição energética. Atuamos com soluções de eficiência energética, serviços em energia, mobilidade elétrica e energia solar

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