Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

imagem Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Para gerentes de projetos e proprietários de redes de lojas, a eficiência energética é uma prioridade. Grandes empresas do varejo são confrontadas com a necessidade de economizar energia, reduzir custos operacionais e mitigar seu impacto ambiental. A Leroy Merlin não é exceção e tem confiado a GreenYellow para lidar com esses desafios.

Especializada em construção, bricolagem e decoração, a empresa francesa Leroy Merlin está presente em 13 países, incluindo o Brasil. Foi fundada em 1923 e logo se tornou uma das maiores varejistas do mundo em seu segmento.

No Brasil, a Leroy Merlin iniciou suas operações em 1998 e, desde então, tem expandido sua presença em todo o país, com lojas em 11 estados, além do Distrito Federal. A empresa oferece uma ampla gama de produtos, desde materiais de construção, itens de decoração, jardinagem, até soluções completas para reforma e construção.

Com uma vasta rede de lojas, a Leroy Merlin se deparou nos últimos anos com a necessidade de encontrar soluções mais eficientes para o consumo de energia elétrica empresarial e para o impacto ambiental das suas operações diárias.

Em parceria com a GreenYellow Brasil, as lojas da Leroy Merlin passaram a obter resultados mais sustentáveis e eficientes. Continue e descubra como a GY ajudou a multinacional varejista a transformar desafios energéticos em oportunidades de crescimento e sustentabilidade!

Contexto dos projetos para economizar energia

Os desafios que levaram a Leroy Merlin até a GreenYellow estiveram relacionados à necessidade de manter uma iluminação eficiente e um controle do consumo dos sistemas de iluminação e ar-condicionados nas suas lojas. Muitas unidades operam durante todo o dia e parte da noite, o que aumenta a demanda por boa iluminação e resfriamento.

Eram dificuldades que não apenas representavam um desafio econômico para a multinacional varejista, pois também comprometiam objetivos ambientais da empresa de redução de emissões de carbono e ESG. 

Esses objetivos da Leroy Merlin estavam ligados a uma meta divulgada em seu Relatório de Sustentabilidade, que visa reduzir anualmente em 5% sua pegada de carbono, visando atingir reduções de 25% até 2025, 40% até 2030 e 50% até 2035.

Diante desses desafios, a parceria com a GreenYellow ofereceu as respostas necessárias. Especializada em transição energética, a GY tem se destacado como líder no setor no Brasil e no mundo, com presença em dezenas de países e uma gama de projetos de eficiência energética, geração de energia solar, serviços de energia e mobilidade elétrica.

Para a parceria com a Leroy Merlin, um dos serviços oferecidos pela GreenYellow foi o Shift Efficiency, um conjunto de soluções para reduzir e economizar energia na empresa com equipamentos de alta eficiência energética e revitalização de sistemas existentes.

O Shift Efficiency envolve o levantamento de oportunidades de melhoria, estudos de viabilidade, implementação e instalação de equipamentos, entre outras etapas.

A GreenYellow tem uma abrangência nacional única, com mais de 70 usinas em operação ou construção no Brasil. Além disso, nossa empresa tem uma forte presença no varejo, com mais de 700 projetos executados no setor. Entre os clientes, estão grandes marcas como Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, DPSP e Grupo Casas Bahia.

Sempre trabalhamos para ajudar as empresas sustentáveis a reduzir custos operacionais e promover uma postura consciente em relação ao uso de energia.

Inclusive, no nosso podcast GoGreen: um papo energético, temos um episódio exclusivo voltado para o tema de eficiência energética, guiado por Andreia Abreu, diretora técnica da Leroy Merlin, e Bruno Martinez, head de eficiência energética na GreenYellow. 

Você pode conferir o episódio ao clicar no link abaixo:

Soluções implementadas

Foram 58 lojas da Leroy Merlin distribuídas por todo o Brasil que receberam os serviços da GreenYellow, nos estados do Ceará, Paraíba, Alagoas, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Veja como ficou a distribuição dos projetos.

Retrofit com readequação da iluminação com garantia de economia

Em 42 unidades da Leroy Merlin, a GreenYellow desenvolveu novos projetos luminotécnicos com foco em reduzir a conta de energia da iluminação das lojas. 

Nossa equipe realizou o retrofit de toda a iluminação da loja para luminárias LED mais eficientes, visando uma economia mensurável e sustentável no uso de energia das lojas. 

Com a troca, também foi possível adequar a iluminação da loja para níveis de luminância corretos, conforme esperado pelo cliente e pelas normas vigentes.

Dentro deste modelo, a economia gerada pelos projetos foi tão relevante que foi possível remunerar a GreenYellow apenas com a economia gerada, fazendo com que a Leroy não gastasse mais do que o previsto. 

Neste caso, todas economias geradas são garantidas em contrato durante todo o período.

Leroy Merlin e GreenYellow: parceria para economizar energia

Retrofit com foco na readequação da iluminação

13 unidades tiveram projetos para o retrofit da iluminação que, diferentemente do anterior, já possuíam tecnologias modernas como LED. 

Porém, era preciso readequar o projeto luminotécnico para atingir o nível de luminância desejado e reduzir problemas de queima de lâmpadas. A GreenYellow realizou uma atualização completa dos sistemas de iluminação, substituindo equipamentos antigos por soluções modernas.

Neste cenário, uma vez que o objetivo não era redução de consumo, a GreenYellow garante o nível de luminância durante todo contrato.

Greenfield 

Para 3 novas lojas da Leroy Merlin, a GreenYellow foi encarregada de implementar projetos greenfield. Isso significa que, desde o estágio inicial da construção dessas unidades, um enfoque especial foi dado à eficiência energética e à sustentabilidade.

Os projetos greenfield envolvem a implantação de instalações ou unidades a partir do zero, em vez de adaptar ou modificar estruturas existentes. 

No contexto da eficiência energética, isso implica incorporar desde o início equipamentos e sistemas eficientes. Nestas unidades, a GreenYellow ficou responsável por implementar os projetos luminotécnicos durante a fase de construção das lojas.

Veja também:

Benefícios alcançados

Os números não mentem! Confira abaixo os benefícios alcançados da parceria entre Leroy Merlin e GreenYellow. Economia de energia, impacto ambiental e muito mais.

Economia de energia e sustentabilidade

Com os projetos de eficiência energética com garantia de economia da GreenYellow, a Leroy Merlin economiza anualmente 16,9 GWh de energia

Ao evitar o uso excessivo de energia, a empresa também reduz sua emissão de gases de efeito estufa, como o CO2, em 858 toneladas anuais

O melhor de tudo? A economia é garantida em contrato, trazendo previsibilidade e compromisso da GreenYellow durante todo contrato.

Para dar uma ideia do significado desses números, pense em retirar mais de 180 carros das estradas por um ano. Isso mostra claramente o impacto positivo que a iniciativa responsável da Leroy Merlin está tendo no meio ambiente.

Leroy Merlin e GreenYellow: projeto para economizar energia

Retrofit de equipamentos

Os projetos incluíram a substituição de sistemas de iluminação por soluções modernas. Além de diminuir a conta de energia, essas soluções ajudaram a prolongar a vida útil dos equipamentos

O resultado, a longo prazo, é uma economia de custos operacionais e uma menor necessidade de manutenção constante.

Sem necessidade de investimento inicial

Em todos os projetos, a GreenYellow assumiu a responsabilidade pelo investimento inicial, permitindo que a Leroy Merlin direcionasse seu Capital Expenditure (CAPEX) — que representa os investimentos em bens de capital para a criação de novos negócios ou expansão dos existentes — para áreas essenciais de seu próprio negócio. 

Além disso, a GreenYellow se responsabiliza pela manutenção e pela troca em garantia das luminárias, reduzindo os custos de manutenção durante todo o contrato.

Aumento do conforto para colaboradores e clientes

Com a modernização dos sistemas de iluminação e ar-condicionado, houve um aumento no conforto dos colaboradores e clientes da Leroy Merlin. Lojas bem iluminadas e climatizadas contribuem para a produtividade dos funcionários e a satisfação do público.

No vídeo abaixo, você pode conferir o depoimento da diretora da loja, Gisele Gonçalves, sobre essa questão:

Chegou a hora de outras empresas seguirem esse exemplo e embarcarem em projetos para economizar energia e diminuir o impacto ambiental, colhendo os mesmos benefícios alcançados por Leroy Merlin e GreenYellow.

Quer transformar as operações da sua empresa com um projeto da GreenYellow? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções personalizadas!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Eficiência energética na indústria: confira as tendências do setor

GreenYellow fecha parceria com Enerzee para expandir atuação no mercado de telhados C&I