Case Claro: conheça a parceria entre a operadora e a GreenYellow

imagem Case Claro: conheça a parceria entre a operadora e a GreenYellow

A crescente preocupação com as questões ambientais motiva as empresas a buscar soluções sustentáveis em suas operações. E a Claro, líder em telecomunicações na América Latina, não fica atrás nesse movimento: o sucesso do case Claro e GreenYellow (GY) é a prova disso.

A empresa fechou uma parceria com a GY para o desenvolvimento de usinas solares em todo o país. O projeto, que abastece as operações da Claro com energia limpa e renovável, representa um avanço na busca pela sustentabilidade no setor de telecomunicações.

O projeto também mostra como a Claro está comprometida em liderar essa transformação, buscando soluções que promovam o consumo de energia renovável e a preservação do meio ambiente.

Neste artigo, explicamos os detalhes do case Claro e GY e como essa parceria contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Vamos lá?

Programa Energia da Claro

Criado em 2017, o programa “Energia da Claro” tem o objetivo fornecer energia limpa para as instalações da líder de comunicações em todo o país. Atualmente, éo maior programa de geração distribuída de energia no Brasil entre as empresas privadas e o primeiro setor.

O programa conta com um conjunto de 70 usinas solares distribuídas em todo o país, que abastecem com energia renovável mais de 20 mil unidades consumidoras e atendem a mais de 60% das antenas da Claro.

A Claro pretende garantir mais de 600 GWh/ano para o atendimento às suas necessidades energéticas, incluindo torres e outras infraestruturas das redes móvel e fixa, data centers e outras instalações.

Para alcançar uma carga total de mais de 100 MW, a empresa espera ter cerca de 80% atendidos por contratos com usinas de energia renovável, principalmente com soluções de Geração Distribuída (GD).

Case Claro e GY

A GreenYellow é a parceira principal do programa Energia da Claro. A multinacional especializada em transição energética está fornecendo usinas solares para as instalações da operadora.

Ao total, a GreenYellow entregará 16 usinas solares que somam 76,3 MWp à Claro, ou quase 150 GWh de produção anual, o que contribuirá significativamente para a redução da pegada de carbono da empresa. A energia gerada pelas usinas será utilizada para abastecer as torres de telecomunicações, data centers e outras instalações da Claro em todo o país.

A parceria entre a Claro e a GreenYellow é um passo fundamental para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade. As usinas garantem uma ampla utilização de energia limpa e renovável, evitando a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2 anualmente, segundo os resultados previstos para a parceria.

Entrega das usinas solares

O futuro está cada vez mais sustentável, e a Claro vem liderando esse caminho no Brasil com a parceria da GreenYellow. A líder do setor de telecomunicações recebeu mais três usinas solares em 2022, com capacidade instalada total de 14,2 MWp, somando-se as outras 9 usinas entregues entre 2019 e 2021 que já somavam 48 MWp.

Mas isso não é tudo. Para 2023, a previsão é de que mais quatro unidades com capacidade instalada de 14,2 MWp sejam conectadas, garantindo ainda mais energia limpa e renovável à empresa.

Benefícios para a Claro

A gigante das telecomunicações está consciente da importância de ser uma agente de mudança na sociedade e na economia, e continuará investindo em soluções sustentáveis para um futuro mais próspero e consciente.

Entenda em quais aspectos a parceria com a GY trouxe benefícios para a Claro e está sendo um passo importante na jornada da sua transição energética.

Redução das despesas energéticas

A Claro obtém uma redução significativa nos custos com energia elétrica, uma vez que o custo da energia limpa e renovável proveniente das usinas solares na modalidade de geração distribuída é mais barata que a energia tradicional fornecida pelas distribuidoras.

Previsibilidade com os custos

A parceria da Claro com a GreenYellow também garante a previsibilidade dos custos com energia elétrica a longo prazo, já que o contrato firmado entre as empresas estabelece os preços e as condições de fornecimento da energia por um prazo de 10 a 15 anos. Isso dá à Claro mais segurança em relação aos gastos e facilita a gestão financeira da empresa.

Redução da pegada de carbono

A produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a solar, é fundamental para a redução da pegada de carbono da Claro.

Ao utilizar a energia limpa gerada pelas usinas solares, a empresa de telecomunicações diminui sua dependência dos combustíveis fósseis e, consequentemente, reduz a emissão de poluentes na atmosfera.

Responsabilidade GY

A GreenYellow é responsável por todo o desenvolvimento, investimento e operação dos projetos, permitindo que a Claro obtenha sua energia verde sem ter que investir, reduza seu consumo de energia e acelere sua descarbonização.

As soluções da GreenYellow

Somos uma empresa especializada em transição energética e atuamos com soluções de eficiência energética, energia solar, serviços em energia e mobilidade elétrica. Fundada na França, a GY tem operações em dezesseis países e possui um portfólio com mais de 2.650 projetos de eficiência energética implementados em todo o mundo, sendo mais de 900 deles no Brasil.

Um dos nossos diferenciais é a expertise em soluções de eficiência energética, que possibilita uma economia anual de energia que totaliza 230 GWh, o suficiente para abastecer mais de 118 mil casas em um ano.

Também somos referência em energia solar, com mais de 70 usinas entregues ou em construção, somando 190 MWp de potência instalada. Essa expertise permite que nossa empresa ofereça soluções personalizadas às necessidades de cada cliente, visando a redução dos custos com energia e a melhoria do consumo energético.

Com uma vasta experiência no segmento, nos destacamos como uma empresa capaz de oferecer soluções personalizadas às necessidades de seus clientes. O case Claro e GY é apenas um dos exemplos. Vamos continuar colaborando com outras empresas que desejam avançar em direção a um consumo de energia mais sustentável e lucrativo.

Quer iniciar um projeto de transição energética? Acesse o site da GreenYellow e entre em contato com o nosso time de especialistas!

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Eficiência energética na indústria: confira as tendências do setor

GreenYellow fecha parceria com Enerzee para expandir atuação no mercado de telhados C&I