Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

imagem Carport solar: a revolução em estacionamentos sustentáveis

Já temos à disposição vários sistemas projetados para captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, desde painéis solares em telhados até fazendas em grandes áreas de terra. No entanto, nenhuma dessas opções oferece a combinação única de funcionalidade e praticidade encontrada no carport solar.

Essa inovadora estrutura oferece muito mais do que apenas energia solar, e pode beneficiar tanto imóveis quanto empresas que estão pensando em escalar sua produção de energia limpa. Nos próximos anos, espera-se um crescimento das fontes alternativas de energia, e é essencial que as organizações estejam preparadas para acompanhar essa tendência.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2030, a capacidade instalada de geração distribuída pode crescer de 4 a 6 vezes em relação ao tamanho atual, alcançando 4,2 GW. Desse total, 93% serão provenientes de fontes fotovoltaicas

Continue para descobrir por que os carports solares são uma solução inteligente e econômica para quem deseja aproveitar os benefícios da energia solar!

O que são carports solares?

Carports solares são estruturas projetadas para oferecer proteção para veículos, enquanto também geram energia solar. Eles são construídos como um estacionamento que tem uma cobertura feita de painéis solares para captar luz do sol e convertê-la em eletricidade. 

A altura de um carport solar varia de acordo com o tipo de veículo que será estacionado debaixo dele. Para automotores menores, como carros e motos, a altura ideal é de 2,3 metros. Já no caso de veículos de maior porte (como vans e caminhões), a altura recomendada para garantir conforto e segurança é superior a 2,7 metros

A eletricidade gerada pelos carports solares pode ser usada para alimentar as necessidades elétricas do local onde o sistema está instalado, como uma casa ou um prédio comercial, e até mesmo ser direcionada para a rede elétrica pública, em troca de créditos ou compensação financeira.

Carport Solar GreenYellow na França

Investimento inicial, custos e retorno sobre o investimento

Não é tão simples estimar o preço do carport solar, pois não há uma tabela de valores fixos. O investimento inicial para a instalação da estrutura depende das características específicas de cada projeto, como o tipo de painéis solares utilizados e a quantidade de equipamentos necessários.

Os custos envolvidos na instalação ainda incluem os componentes do sistema solar, como inversores, estruturas de suporte, cabeamento e equipamentos de monitoramento. Além disso, os custos de mão de obra e montagem da estrutura devem ser considerados.

Quando todo o projeto é feito com a mesma empresa especialista em energia solar, é possível obter economias de escala e eficiências operacionais que podem reduzir os custos totais do projeto. Isso pode incluir serviços como projeto personalizado, instalação profissional, garantias de qualidade e suporte pós-instalação.

Quanto ao retorno sobre investimento, os carports solares geralmente oferecem um retorno já no médio prazo. Embora o tempo exato possa variar dependendo de vários fatores, como tarifas de eletricidade locais e incentivos governamentais, é geralmente esperado que os proprietários recuperem os custos iniciais de instalação em uma média de 5 anos.

Uma vez que o investimento inicial é feito, os custos operacionais e de manutenção são relativamente baixos. Mantendo a frequência necessária para limpeza e manutenção ao longo do tempo, a vida útil dos painéis chega a ser de 25 a 30 anos

É importante destacar que, ao optar pelos serviços da GreenYellow, os clientes têm a vantagem de não necessitarem de um investimento inicial para a implementação dos carports solares. 

Em nosso modelo de negócios, oferecemos uma solução completa “turn key”, que inclui a instalação e locação do sistema, com o objetivo de proporcionar um custo final por kWh próximo ao que o cliente já paga atualmente. Isso torna a transição para a energia solar não apenas sustentável, mas também financeiramente acessível, reforçando nosso compromisso em facilitar a transição energética para nossos clientes.

Benefícios dos carports solares

Os carports solares proporcionam vantagens em diversos outros aspectos. Confira abaixo alguns dos principais benefícios que essas estruturas inteligentes podem trazer para imóveis e negócios.

Não demanda espaço extra para a instalação dos painéis solares

A grande vantagem dos carports solares é que eles aproveitam um espaço que já está sendo usado — o estacionamento — e o transformam em uma fonte de energia renovável. 

Isso significa que os carports não requerem nenhum espaço adicional. Esse fator é especialmente valioso para quem tem o interesse em adotar energia solar, mas lida com restrições de espaço em suas instalações.

Economia de energia elétrica e redução de custos

Assim como outros sistemas de geração de energia solar, como fazendas solares e telhas solares, os carports ajudam a economizar e diminuir o valor da conta de luz.

Com a capacidade de gerar a própria energia a partir da luz do sol, você estará mais independente da rede elétrica local. No modelo de locação da GreenYellow, sempre buscaremos gerar uma mensalidade igual ou, melhor ainda, menos do que o custo atual do kWh pago à distribuidora local.

Sustentabilidade e redução do impacto ambiental

Os carports solares aproveitam um recurso natural abundante e amplamente disponível: a luz do sol. Por isso, as empresas que usam essa estrutura estão reduzindo o uso de combustíveis fósseis — fontes energéticas que agravam as mudanças climáticas

No Brasil, existem incentivos para tornar a energia solar mais acessível e atraente para imóveis e empresas que estão em transição para fontes de energia mais sustentáveis. Em Minas Gerais, por exemplo, o governo oferece isenção de ICMS para sistemas de geração distribuída de energia solar com capacidade de até 5 megawatts (MW).³ 

No mundo corporativo, as empresas que se beneficiam de incentivos para apostar na sustentabilidade e têm um compromisso com a redução da pegada de carbono são vistas como líderes responsáveis e preocupadas com o meio ambiente. Isso pode melhorar a imagem da marca e atrair clientes e investidores que valorizam práticas sustentáveis.

Ficou interessado? É importante mencionar que, globalmente, a GreenYellow já implementou mais de 120 carports solares, totalizando mais de 90 MWp de capacidade instalada. Essa extensa presença reforça nossa expertise e confiabilidade no fornecimento de soluções de energia solar, garantindo que os clientes desfrutem de todos os benefícios sem preocupações com investimentos iniciais.

Portanto, se você está buscando um sistema para captar a luz solar e gerar energia por conta própria, vale a pena considerar um projeto de carport solar. Além de se beneficiarem de uma fonte limpa e renovável, os carports oferecem uma maneira funcional e prática de integrar a energia solar ao dia a dia. 

Ainda não sabe como é a infraestrutura de recarga para carros elétricos? Confira o panorama atual dos carros elétricos no Brasil e fique por dentro dessa oportunidade!

¹ https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia-2029

² https://www.seia.org/initiatives/recycling-end-life-considerations-photovoltaics

³ https://canalsolar.com.br/minas-gerais-renova-isencao-de-icms-para-energia-solar-ate-2032/

Posts relacionados

Case de sucesso de empresa sustentável: conta de energia em baixa na Rede Assaí

Case de sucesso: eficiência energética inteligente para o Grupo Casas Bahia

O papel das empresas na luta contra as mudanças climáticas

Transforme seu negócio com o marketing verde: descubra o que é, vantagens e exemplos

Economizar energia com inovação: o impacto das soluções de eficiência energética na Leroy Merlin

Eficiência energética na indústria: confira as tendências do setor

GreenYellow fecha parceria com Enerzee para expandir atuação no mercado de telhados C&I